Para Roma (com amor recém descoberto)!

20150112_112154

Depois de dois anos voando já deu pra perceber que sou meio do contra quanto às cidades mais famosas – ainda não fui com a cara de Paris e não ligo muito para Londres – mas finalmente posso dizer que me apaixonei por Roma. Voei pra lá duas vezes esse mês e tive dias maravilhosos.

Eu sempre adorei história antiga e Roma é uma daquelas cidades que faz você se sentir no meio daquilo tudo que estudou na escola – em cada esquina tem uma ruína, um pedacinho do passado para decifrar.

Fazia mais de um ano que eu não botava o pé por lá e Janeiro foi uma ótima época para voltar. O clima não estava exatamente quente, mas os dias estavam claro e ótimos para caminhar pela cidade. Como da primeira vez eu havia visitado a Fontana de Trevi (que está fechada para restauração a alguns meses, sem nem previsão para a abertura), decidi que no primeiro layover ia tirar da minha lista o menor país do mundo.

20150112_114352Era uma segunda feira de manhã, e havia uma considerável fila na entrada, mas aparentemente nada comparável ao que acontece nos domingos, quando a visita é gratuita. Eu só tinha algumas horas do antes do vôo de volta, portanto só pude conhecer a Basílica de São Pedro e o Museu Adjacente, que já eram bem impressionantes. Para a visita a Capela Sistina e uma boa olhada no museu é preciso reservar algumas horas e sapatos bem confortáveis.

Na segunda visita do mês encontrei amigos e nos encontramos no Coliseu. Na minha primeira ida a Roma já havia dados as caras por lá, mas já era tarde da noite e não dava mais para entrar para uma visita. Desta vez fomos cedo e encontramos o lugar relativamente vazio – nem os famosos gladiadores para turistas haviam chegado com suas fantasias! Sinceramente, é impossível não se impressionar estando dentro de um lugar tão famoso e cheio de história. Minha cabeça ia repassando todas aquelas aulas na quinta série (e também, claro, vários pedaços de Gladiador). Apesar de grande parte da estrutura original estar destruída é possível ver as representações originais que estão espalhadas por lá em fotografias e desenhos. Deu até vergonha de ter demorado dois para ir lá!

20150126_101910

Com o mesmo ingresso dá para visitar também o Palantino e o Foro Romano que ficam bem ali do lado, é uma boa caminhada e cheia de ruínas e lugares lindos de se ver. Dá para acompanhar a história do lugar pelas placas e tentar reconstruir tudo na cabeça. Um exercício de imaginação e um ótimo lugar para tirar fotos!

20150126_11331020150126_11361920150126_12274920150126_130852

Agora já posso confessar que nunca liguei muito para ver Roma aparecer na minha escala, que bom perceber que eu estava errada e dá tempo de remediar o tempo perdido!

Etiquetado , ,

Deixe um comentário

